Vem aí ‘A Madrinha Embriagada’
20 de maio de 2013
Arízio Magalhães nos bastidores de ‘Alô Dolly’
28 de maio de 2013

Apresentação do Projeto Educacional do SESI SP em Teatro Musical

Na segunda-feira, 20 de Maio, houve o lançamento do Projeto Educacional do SESI-SP em Teatro Musical. O objetivo é combinar o desenvolvimento do potencial criativo dos alunos da rede Sesi-SP de ensino, a capacitação profissional de atores e a formação de plateia para espetáculos de teatro musical. A ação inédita irá contemplar oficinas de vivência, curso de formação de atores e sessões gratuitas do musical “A Madrinha Embriagada”, com direção e tradução de Miguel Falabella. A peça é uma adaptação do premiado “The Drowsy Chaperone”, que estreou na Broadway em 2006. Durante 11 meses, 150 mil espectadores poderão assistir à comédia musical em oito sessões semanais, no Teatro do Sesi São Paulo, na avenida Paulista.
Para criar o projeto, o Sesi-SP conta com a consultoria da produtora paulista Atelier de Cultura, de Cleto Baccic, e também dos atores Saulo Vasconcelos, Sara Sarres, Vivian Albuquerque, dos diretores Floriano Nogueira e Christina Trevisan, e pelo maestro Carlos Bausys, diretor musical das produções de Miguel Falabella.
O projeto é composto por:

• Oficinas de Vivência em Teatro Musical: Iniciam a partir da primeira quinzena de agosto, no Centro de Atividades do Sesi Vila Leopoldina. Após a implantação das turmas piloto, o Sesi-SP irá implantar as oficinas de vivência nas demais unidades de ensino do Estado. As aulas irão proporcionar o acesso à linguagem do teatro musical para os alunos da rede Sesi de ensino, complementando seu desenvolvimento cognitivo e motor. Serão três turmas em faixas etárias de 12 a 15 anos, de 16 a 18 anos e acima de 18 anos, totalizando 90 vagas.

• Montagem de espetáculo de Teatro Musical: A peça “A Madrinha Embriagada“ terá direção e tradução de Miguel Falabella, elenco de 25 atores, orquestra com 15 músicos e orçamento de R$ 12 milhões. Durante 11 meses, serão realizadas 325 sessões do musical com ingressos gratuitos, para ampliar e democratizar o acesso do público. Serão oito sessões semanais, sendo duas destinadas a agendamentos escolares para instituições de ensino públicas e privadas, no período da tarde.

• Curso de Formação de Atores em Teatro Musical: Com duração de três anos, o curso será implantado em março de 2014. Serão abertas 90 vagas por ano e a seleção dos candidatos será por meio de audições. Um extenso trabalho de pesquisa foi desenvolvido com mais de 50 personalidades do teatro musical brasileiro, a fim de montar a estrutura básica do curso. Além disso, a equipe do Sesi-SP e do Atelier de Cultura visitou quatro universidades nos EUA (University of Florida, Tisch School of the Arts, em Nova York,Carnegie Mellon, em Pittsburg, e The Boston Conservatory) e na Inglaterra (Royal Academy of Music e Urdang Academy) para pesquisar os melhores cursos oferecidos no exterior.

Na ocasião também foi apresentado o elenco do musical ‘A Madrinha Embriagada’, que conta com grandes nomes do teatro musical brasileiro, como Kiara Sasso, Saulo Vasconcelos, Sara Sarres, Cleto Baccic, Paula Capovilla, entre outros.