Foto: Gustavo Arrais
Coletiva do musical ‘Os Últimos 5 Anos’
14 de setembro de 2018
Prêmio Bibi Ferreira 2018
26 de setembro de 2018

Carmen, a Grande Pequena Notável

carmen

Há exatos 90 anos, Carmen Miranda cantava pela primeira vez na rádio carioca Roquete Pinto. Portuguesa radicada no Brasil, a cantora estava prestes a se tornar um dos maiores símbolos da cultura brasileira para todo o mundo. Em comemoração a essa data, ‘Carmen, a Grande Pequena Notável’, inspirado no livro homônimo de Heloísa Seixas e Julia Romeu, estreia em São Paulo com Amanda Acosta no papel principal. O elenco conta ainda com Daniela Cury, Luciana Ramanzini, Maria Bia, Samuel de Assis e Fabiano Augusto. Os músicos Maurício Maas, Betinho Sodré, Monique Salustiano e Marco França também estão em cena.

Para contar essa história, o espetáculo adota a estrutura, a estética e as convenções do Teatro de Revista Brasileiro, no qual Carmen Miranda também se destacou. “Utilizamos a divisão em quadros, o reconhecimento imediato de tipos brasileiros e a musicalidade presente, colaborando diretamente com o texto falado, não como um apêndice musical, mas sim como dramaturgia cantada”, explica o diretor Kleber Montanheiro.

A encenação tem a proposta de preservar a memória sobre a pequena notável, como a cantora era conhecida, e a época em que ela fez sucesso tanto no Brasil como nos Estados Unidos, entre os anos de 1930 e 1950. Por isso, os figurinos da protagonista são inspirados nos desenhos originais das roupas usadas por Carmen Miranda; já as vestes dos demais personagens são baseadas na moda dessas décadas. A cenografia reproduz os principais ambientes propostos pelo livro. Esses espaços físicos são o porto do Rio de Janeiro, onde Carmen desembarca criança com seus pais; sua casa e as ruas da Cidade Maravilhosa; a loja de chapéus, onde Carmen trabalhou; o estúdio de rádio; os estúdios de Hollywood e as telas de cinema; e o céu, onde ela foi cantar em 5 de agosto de 1955.

O musical ‘Carmen, a Grande Pequena Notável’ permanece em cartaz em São Paulo até o dia 26 de Janeiro.

+ INFORMAÇÕES

  • Local: Centro Cultural Banco do Brasil SP
  • Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
  • Dias e Horários: Sábados às 11h
  • Preços: Os ingressos custam R$ 20