zeze
Coletiva de ‘2 Filhos de Francisco, O Musical’
22 de setembro de 2017
zz2
2 Filhos de Francisco, O Musical
6 de outubro de 2017

‘Chacrinha, O Musical’ retorna ao Rio em curtíssima temporada

Foto: Caio Gallucci

Foto: Caio Gallucci

Grande sucesso dos palcos em todo o país desde 2014, “Chacrinha, O Musical” volta ao Rio de Janeiro, em curtíssima temporada, de 28 de Setembro a 11 de Outubro no Teatro Riachuelo. Comandante de extravagantes concursos de calouros, responsável por revelar grandes nomes da música nacional e inventor de bordões infames, o apresentador completaria 100 anos em 2017.

O jornalista Pedro Bial foi responsável pelo primeiro tratamento do texto, a partir de extensa pesquisa de Carla Siqueira. A trama é dividida em dois atos, com espaço para episódios biográficos e momentos líricos e fantasiosos. A infância difícil com a falência do pai, o ingresso no rádio e revolução que ele promoveu na televisão brasileira são temas presentes, assim como momentos em que são revelados sua bipolaridade, autoritarismo e obsessão pelos números de audiência.

O dramaturgo Rodrigo Nogueira frisa o lado teatral que sempre marcou a carreira do apresentador. “Acho que o Chacrinha é uma das pessoas mais teatrais que eu já conheci. Ele conseguiu levar a profanação para a televisão, um ambiente que até então era careta e regido por fórmulas. O que a gente quer fazer é pegar toda essa liberdade e excentricidade e jogá-las de volta ao teatro. O público vai ter a oportunidade de viver a experiência que tinha quando assistia aos seus programas”, detalha Rodrigo.

Dois atores dão vida ao protagonista: Stepan Nercessian interpreta o Chacrinha consagrado no rádio e na TV, enquanto Thiago Marinho incorpora o jovem Abelardo Barbosa. O elenco conta ainda com Ana Elisa Schumacher, André Lemos, Diego Campagnolli, Diego Montez, Fabiana Tolentino, Hugo Kerth, Jullie, Laura Carolinah, Leonam Moraes, Nay Fernandes, Neusa Romano, Saulo Rodrigues, Saulo Segreto, Vittor Fernando, Natacha Travassos e Gabriel Demartine.

A trilha sonora é composta por mais de 60 canções (com medleys) consagradas na história da música nacional. Muitos desses sucessos fizeram parte do repertório do Cassino do Chacrinha e dos artistas que o comunicador ajudou a consagrar, como ‘O meu sangue ferve por você’ (Sidnei Magal), ‘O amor e o poder’ (eternizada por Rosana), ‘Tente outra vez’ (Raul Seixas), ‘Televisão’ (Titãs) e ‘Fogo e Paixão’ (Wando).

O espetáculo tem direção de Andrucha Waddington, assistência de direção de Pedro Rothe, coreografia e direção de movimento de Alonso Barros, direção musical e arranjos de Delia Fischer, cenografia de Gringo Cardia, figurinos de Claudia Kopke, visagismo de Martin Macias, desenho de luz de Paulo Cesar Medeiros e desenho de som de Carlos Esteves.

Após a temporada carioca, ‘Chacrinha, O Musical’ passará por Ribeirão Preto (14 e 15 de Outubro no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping), Recife (20 e 21 de Outubro no Teatro Guararapes), Campinas (28 e 29 de Outubro) e Belo Horizonte (04 e 05 de Novembro no Cine Theatro Brasil).