‘Tudo Por Um Popstar’ volta ao Rio totalmente repaginado
11 de abril de 2014
‘Tudo Por Um Popstar’ estreia nova temporada no Rio de Janeiro
24 de abril de 2014

‘O Grande Circo Místico’ reestreia em novo formato

No início dos anos 80, o ballet do Teatro Guaíra (PR) arrebatou milhares de espectadores em todo o país com a turnê de ‘O Grande Circo Místico’, espetáculo que apresentou um relicário de canções inéditas, assinadas por Edu Lobo e Chico Buarque a partir do poema ‘A Túnica Inconsútil’, de Jorge de Lima. Mais de três décadas depois, temas como ‘Ciranda da Bailarina’, ‘A História de Lily Braun’ e ‘Beatriz’ estão de volta ao palco em um formato inédito: o de teatro musical.

Inspirado pelo universo original do poema, os autores Newton Moreno e Alessandro Toller criaram uma nova trama, ao retratar a improvável história de amor entre Frederico, um aristocrata, e Beatriz, a bailarina de um circo. Dois jovens talentos darão vida ao casal principal: Leticia Colin e Gabriel Stauffer, aposta do diretor João Fonseca. Fernando Eiras assume a figura do administrador do circo, enquanto Isabel Lobo interpreta a vilã Charlote, noiva renegada de Frederico. Ana Baird (Mulher Barbada) e Reiner Tenente (Clown) completam o sexteto protagonista. O elenco conta ainda com Paula Flaibann, Marcelo Nogueira, Thadeu Torres, Felipe Habib, Leonardo Senna, Juliana Medella, Leo Abel, Natasha Jascalevich, Luciana Pandolfo, Renan Mattos e Douglas Ramalho.

Além de interpretar, tocar e dançar, o elenco de 17 atores – selecionados em uma disputada audição – precisou desenvolver habilidades circenses. João propôs que cada ator descobrisse a sua ‘função’ dentro do picadeiro, de acordo com as afinidades de cada um com tradicionais ícones circenses, como trapézio, nariz de palhaço, malabares e acrobacias.

Com o aval de Edu & Chico, Newton e Alessandro tiveram total liberdade para criar novos conflitos, personagens e situações – como uma guerra, que mudará o rumo de toda a história e não aparecia no espetáculo de dança e no poema original. ‘O estilo circense não foi somente uma linguagem encontrada para contar a história. O circo aqui é a essência, é a história. A guerra aparece como seu oposto’ analisa João Fonseca.

Na trama, Frederico (Gabriel Stauffer) é obrigado a servir como médico do exército, deixando de lado a iminência de um casamento com Charlote (Isabel Lobo) e a avassaladora paixão por Beatriz (Leticia Colin). Enquanto o conflito – com seus mortos e feridos – avança, o circo é ameaçado e precisa lutar para evitar sua extinção.

‘O mais difícil foi fazer com que as músicas, todas lindas e muito complexas, tivessem função dramática. Elas aparecem na dramaturgia de forma orgânica, complementando o texto falado’, revela o diretor. Para dar conta da estrutura dramática, João, Newton e Alessandro pinçaram outras quatro canções da mítica parceria de Chico & Edu. ‘Abandono’, ‘Valsa Brasileira’, ‘Salmo’ e ‘Acalanto’ foram incluídas no roteiro, todas com arranjos renovados do diretor musical Ernani Maletta.

“O Grande Circo Místico” está em cartaz no Theatro Net Rio, em Copacabana, e deve permanecer até 27 de Julho.